Pages

sábado, julho 31, 2010

Os gatos na História da Arte

Puxando um pouco a sardinha pra minha brasa felina, mais uma vez, vou aqui escrever um pouco sobre os bichanos, que são a minha paixão desde a minha infância.
Gosto de gatos porque conseguem olhar bem no fundo da nossa alma, captando aquilo que nem as pessoas mais próximas poderiam perceber. São bichinhos meigos, independentes, sensitivos, elegantes, a contradição perfeita, por assim dizer! Há quem prefire cachorros, o que respeito profundamente, porque são os melhores amigos do homem.
E da mulher? Vocês devem ter percebido que do lado direito do blog há uma referência que fiz aos bichanos, que já fazem parte da minha vida. Pra mim, eles representam todo o lado feminino (por isso os coloquei como melhores amigos da mulher). Gatos, principalmente gatas, são a feminilidade contida em um ser.
Ultimamente, andava tão envolvida com eles na minha temática sobre arte (sobretudo fazendo desenhos de observação e esculturas em argila da minha gatinha pelagem escama-de-tartaruga, a Norah) que pensei: "Por que não?"
Porque não utilizar um xodó meu para acrescentar alguma coisa para as outras pessoas que gostam de bichanos ou que gostem de curiosidades sobre a arte.

Conceito dos gatos no decorrer da história

"No Antigo Egito os gatos eram adorados devido a sua associação com a Deusa da Lua, Pasht, de cujo nome acredita-se ser derivada a palavra "puss", que significa "bichano" em inglês. A Deusa Bast, que representa o sol, também foi identificada com gatos, e é retratada com a cabeça de um gato. Quando os gatos morriam, eram mumificados e seus donos mostravam seus sentimentos raspando as sombrancelhas em sinal de luto." (fonte: Site Osgatos)



Os gatos foram se popularizando até chegar na Europa, sobretudo a espécie do gato persa, original do Irã. Até aí, os gatos eram admirados. Só que na Idade Média, eles seriam demonizados ao serem relacionados com a bruxaria e o paganismo, no que podemos observar naquela velha superstição do gato preto dar azar. "Uma pessoa que fosse vista ajudando um gato, principalmente gatos pretos, estava sujeita a ser denunciada como bruxa e a sofrer tortura e morte." (fonte: Site Osgatos)

Já no Japão, é justamente o contrário. Tanto é que tem pra vender aqueles biscuis de gatinhos com uma patinha levantada (maneki neko), que quer dizer sinal de boa sorte. O gesto é simbólico, e cheio de significados. O gato é um animal sensitivo, portanto respeitado.


Artistas que utilizaram o gato como temática


Leonardo Da Vinci: Abaixo temos um estudo feito pelo mestre acerca de gatos. É dele a célebre frase: "O menor dos pequenos felinos é por si só uma verdadeira obra-prima."


Pablo Picasso: Tinha dois gatos, e fez alguns quadros envolvendo-os. Abaixo a tela óleo de "Um gato pegando um pássaro" datada de 1939.



Pierre-Auguste Renoir: Este também pintou quadros retratando os bichanos. Temos como exemplo o "Julie Manet com gato" (1887). Detalhe para a expressividade contida no felino.



Aldemir Martins: O artista brasileiro naturalmente adorava gatos, já que eles se encontram em vários quadros seus. Se quiser ver as imagens, clica aqui.

Iberê Camargo: Iberê tinha um xodó, o gatinho Martim, e fez sobre ele diversos estudos. Pra quem quiser dar uma conferida e ler este artigo do próprio site do artista, clica aqui. Curioso o detalhe que o gato morreu 1 ano depois do artista.

Romero Britto: Romero Britto opta pelos estilos alegres e juvenis, algo que combina plenamente com gatos.

Monacat - serigrafia

O gato azul - Técnica Giclê (várias impressões em altíssima qualidade)


Utagawa Kuniyoshi: 100 gatos japoneses (gravura)



Marilyn Robertson: Thomas o gato


Algumas curiosidades:

Ainda há a chamada pintura corporal para gatos! Nos Estados Unidos, elas custam 15 mil dólares! Pra quem quiser dar uma conferida, olhe este blog AQUI.

Apesar de eu não ter encontrado nenhum trabalho do Dalí com relação a gatos, encontrei esta foto abaixo, que ele está com uma espécie de gato, que se não é, é muito parecido com uma jaguatirica.

  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

2 comentários:

hillary disse...

adorei o quadro da monalisa em gatoo adoroo as obras do romero britoo tanto quanto as de da vinci

Mônica Cadorin disse...

Muito legal a postagem. Adoro gatos e adoro arte, e você conseguiu juntar os dois muito bem. Fiquei curiosa com a informação da pintura corporal para gatos, mas o blog Gato Faceiro, que você recomendou, só pode ser acessado por pessoas convidadas (e eu não fui convidada :( então não consegui ver mais gatos)
Parabéns, vou ver outras postagens interessantes.

Postar um comentário

Serão aceitos somente comentários inerentes aos posts. Arte e somente Arte!

 
Copyright 2010 Arte comentada | Powered by Blogger.