Pages

terça-feira, abril 07, 2009

Os mobiles e os stabiles de Calder

Hoje estávamos na aula de Oficina de Escultura e me lembrei deste artista tão conhecido.
Alexander Calder é um artista norte-americano que nasceu em 1898 e morreu em 1976.
Mas, pelo menos por este post, gostaria de me focar mais na essência de suas obras, do que necessariamente em sua vida.
A denominação "mobile" (móvel) surgiu por causa de Marcel Duchamp, que sugeriu este nome a Calder; e a denominação "stabile" (estável) surgiu por idéia de Hans Arp. Apesar de Calder ter iniciado a sua carreira como engenheiro, ele tomou um gosto especial pela Arte... Sem deixar a sincronia típica das exatas de lado em suas obras.

Os Mobiles (os primeiros são datados de 1932):


Calder retrata a leveza, o equilíbrio através de seus mobiles, que, de bom grado, colocaríamos nas cômodas de nossos quartos, ou pendurados no teto, de tão simpáticos que são. Devo inclusive salientar que os mobiles são inclusive usados na decoração do quarto de bebês!
Há um estudo sutil do equilíbrio e da leveza, ao mesmo tempo que temos uma estética bastante singular nas formas e nas linhas das suas esculturas, as quais variavam de tamanho... Algumas podendo caber em uma caixa de charutos e outras chegando a 3 metros de altura! Com relação ao material, eram usadas coisas bem contemporâneas, como arame, madeira e vários tipos de metais. Abaixo, "Constelação Vertical com Bomba" (1943), "A estrela" (1960) e "Crinkly avec disc Rouge" (1973), estando esta última no Schossplatz in Stuttgart, na Alemanha.


Os Stabiles:
Os stabiles (ao contrário dos mobiles, que têm uma estrutura leve) são esculturas mais pesadas e densas, feitas com o intuito de serem grandiosas, imponentes. Tanto é que são usadas para enfeitar diversos lugares do mundo. Abaixo, "Dois discos" (1965) e "O cavalo vermelho de Alexander Calder" (1974). Até para quem se interesse em procurar mais stabiles, aqui está a sugestão de um ótimo site, do qual até tirei algumas imagens! http://www.chess-theory.com/encprd03237_chess_practice_reflections_debates_arts.php







Referências:
Revista BRAVO, Edição de Maio de 1998, p. 36 a 39.
http://www.uky.edu/ArtMuseum/luce/Top50/50/pages/Calder_jpg.htm
http://www.stabiles.com/
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Alexander_Calder_Crinkly_avec_disc_Rouge_1973-1.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alexander_Calder
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

0 comentários:

Postar um comentário

Serão aceitos somente comentários inerentes aos posts. Arte e somente Arte!

 
Copyright 2010 Arte comentada | Powered by Blogger.