Pages

terça-feira, abril 14, 2009

Ester Grinspum: uma reflexão acerca da forma e das linhas

Tive conhecimento a respeito dessa artista em mais uma aula de Oficina de Escultura, assistindo a alguns vídeos que a professora Roseli nos passou em aula. Procurei-os no youtube, e mesclando algumas anotações que fiz em aula, e mais algumas pesquisas que fiz em sites de Artes. Ester Grinspum (1955 -) foi uma das artistas que participou de uma grande exposição de 1984 (não como escultora, mas sim como desenhista), entitulada "Como vai você, geração 80?", realizada em Jardim Botânico - RJ. Ainda pretendo falar mais a respeito dessa importante exposição, que revelou o talento de inúmeros artistas. Justamente por isso, que "Como vai você, geração 80?" merece com certeza um post a parte.
Ester Grinspum, curiosamente, é formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU na USP, tendo realizado a sua primeira exposição na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 1981.


No início de sua carreira, ela tinha uma paixão pelas linhas e afirmava que a sua linha nunca seria reta. E com essa afirmação, ela elaborou algumas esculturas, nas quais as suas linhas eram levemente tortas. Abaixo, algumas serigrafias suas e uma escultura que retrata bem a questão das linhas em suas obras.


Pelo que observamos em parte de suas obras, ela trabalha basicamente com instalações e com a reflexão das formas nas suas esculturas. Abaixo, "Sem Título" Ester Grinspum - escultura em aço 3,5 x 2,5 m 1998 - MAC Museu de Arte Contemporânea - USP Universidade de São Paulo ". Um comentário acerca da obra abaixo é que haviam pessoas de rua morando dentro da sua escultura. Devido a isso, deteriorou-se com o passar do tempo. Daí temos um embate com relação a sérias questões: ou deixá-la deteriorar-se (a fim de deixar as pessoas abrigarem-se) ou fechá-la a fim de que não deteriore-se mais. Essa foi uma questão que revoltou parte dos meus colegas, já que consideram que as necessidades humanas básicas são muito mais importantes do que uma obra de Arte. Compreensível revolta por sinal!



O que nos interessava como estudo na disciplina de Oficina de Escultura era como ela utilizava o bidimensional para transformá-lo em tri dando um significado estético. E o seu trabalho é interessante justamente por causa dessa reflexão acerca da forma e de conceitos.
Temos a série de folhas de metal, onde tu juras que ela enrolou um amontoado de folhas de metal e deixou em um canto. Ninguém pára para pensar que há um significado... E que aquela folha não encontra-se ali de qualquer jeito. Há todo um método para deixá-la daquele jeito.



Ester Grinspum é considerada uma artista de renome internacional, e muito respeitada em nosso ramo. Ela merece reconhecimento, até pelo fato de expor o nome do Brasil no exterior.

Referências:
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/Enc_Artistas/artistas_imp.cfm?cd_verbete=5410&imp=N&cd_idioma=28556

http://www.cuerpospintados.com/Portugues/Artistas/Cuerpos%20Pintados/estergrinspum.html http://www.canalcontemporaneo.art.br/e-nformes.php?codigo=442

http://www.canalcontemporaneo.art.br/e-nformes.php?codigo=442
http://www.flickr.com/photos/artexplorer/2357736943/in/set-72157604228013214/
http://www.artistasvisuais.com.br/consultaimagemartista.asp?id=373
http://www.papelassinado.com.br/art_rsm.asp?art_cod=72
http://www.inarts.com/ver_artista.aspx?id=222
http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=marcos_texto&cd_verbete=3755
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

0 comentários:

Postar um comentário

Serão aceitos somente comentários inerentes aos posts. Arte e somente Arte!

 
Copyright 2010 Arte comentada | Powered by Blogger.