Pages

terça-feira, abril 28, 2009

Arte-educação e outras questões

Estou postando aqui um texto que escrevi há um ano atrás para a disciplina de Fundamentos e Oficinas em Arte-educação I. Lembrando que as teorias nas quais me embasei são segundo o que dizem as teóricas em Arte-educação Ana Mae Barbosa e Ivone Richter, abordadas no ano de 2008, na disciplina que citei.

"Quem nunca desenhou e precisou de uma certa fonte de 'inspiração' para isso? Algo que nos motivasse a criar, ou fazer Arte.
Na arte-educação isso pode e deve ser utilizado pelos professores a fim de estimular os seus alunos a criarem coisas novas a partir daquelas que já existem.
A eficiência do ensino em Artes Visuais parte do estímulo do professor para com os seus alunos. Por isso é importante que o mesmo saia um pouco do tradicional ambiente da sala de aula, para que a turma respire novos ares, e possa ter idéias novas para se fazer Arte.
Existem os chamados 'temas transversais', que são aqueles assuntos de cunho social que podem e devem ser tratados em sala de aula. Alguns arte-educadores propõem a abordagem de assuntos transversais em sala de aula, a fim de que o aluno se conscientize da realidade onde vive, e ainda se expresse através da linguagem das artes visuais.
A isso chamamos de contextualizar o aluno na realidade onde vive. E pode-se fazer isso de diversas formas. Uma das sugestões refere-se a uma aula de Arte dada segundo uma visão ecológica. O aluno reconhece o meio ambiente (de preferência um campo ou uma praia) e ainda usa isso como fonte de inspiração para os seus trabalhos artísticos.Cabe ao professor explicar direitinho à turma (pode ser ela com crianças, adolescentes ou adultos) do lugar para onde vão, noções ecológicas (não jogar lixo na praia ou no campo, é um exemplo). Aí faz-se de uma simples saída de campo, uma educação não somente em arte, mas em ecologia. "


Postei esse texto para lançar essa problemática e contextualizá-la dentro do momento em que nos encontramos agora. Somos estudantes de Artes (eu e meus colegas de sala de aula) já há quase 3 anos, e precisamos de uma base forte a fim de que possamos defender os nossos argumentos acerca do ensino de Artes. Sei que alguns colegas meus talvez não sigam a carreira de professor, mas ainda assim é bom ter "bala na agulha", como se diz.
Infelizmente, o ensino de Artes anda muito defasado, tanto é que algumas escolas ainda adotam o nome "Educação Artística" ao invés do certo, que é "Artes Visuais". É realmente uma pena que nos deparemos com essa sociedade que ignora completamente a importância de um conhecimento sobre o mundo (porque a Arte é uma forma de conhecer o mundo) e a si mesmo, já que entramos em contato conosco APRENDENDO Arte, FAZENDO Arte e até mesmo ENSINANDO Arte.
Por isso mesmo que temos que nos desdobrar a fim de fazer com que nossos alunos (futuros alunos, pra alguns!) se interessem pela disciplina, tenham respeito por ela, por mais que não sigam aquela carreira em si...
Uma coisa que sempre pensei ser um equívoco. Quando tu falas em Artes ou "Educação Artística" (me dói na alma dizer esse nome!), a pessoa leiga automaticamente fala "Não sei desenhar", "Não gosto de desenhar". É um erro relacionar a Arte sempre ao desenho! A Arte virou agora um estereotipo do desenho? Não denegrindo a imagem do desenho, já que sempre o considerei fundamental dentro da nossa área, mas Artes NÃO É SÓ DESENHO! É muito mais que isso. Arte é conhecimento, Arte é o registro do homem, desde que ele pintava seus bizontes nas cavernas. Por isso mesmo que cabe ao professor de Artes expandir os seus horizontes, provando aos alunos, aos outros professores e às instituições de ensino, que as Artes vão muito além do que eles pensam.

Até uma coisa que eu ia dizer e que foi muito abordada nas aulas de Fundamentos I no segundo ano. A questão de haver professores formados em outras áreas ministrando aulas de Artes. Isso é realmente um absurdo! Porque eles não tem conhecimento a respeito do que se abordar em uma aula de Artes. Resultado: uma aulinha com o título "minhas férias", e a ordem sendo o que? DESENHAR, obviamente!
Os professores de Arte tem que lutar pelo seu espaço e não cair na mesmice, e mostrar aos outros professores e instituições que a sua disciplina tem tanta importância quanto outras. Mostrar-se flexível às necessidades dos alunos. Isso é fácil? Claro que não! Mas tentar e persistir é uma coisa que sempre devemos fazer.

  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

0 comentários:

Postar um comentário

Serão aceitos somente comentários inerentes aos posts. Arte e somente Arte!

 
Copyright 2010 Arte comentada | Powered by Blogger.