Pages

quarta-feira, janeiro 14, 2009

O grão da imagem


Sejam muito bem vindos ao meu blog, e eu espero que quem esteja me visitando sinta-se bastante interessado no tema que irei abordar do dia de hoje em diante: Arte! A Arte acompanha a gente desde que somos crianças (com aqueles nossos desenhos inocentes) até a vida adulta, onde nos deparamos com cartazes publicitários, produtos da mídia, etc.



Com respeito à foto que publiquei hoje, ela faz parte de uma exposição que visitei no Santander Cultural, em Porto Alegre no ano de 2007. E essa exposição era da renomada artista Vera Chaves Barcellos.

Abaixo, um texto que escrevi na época em que visitei tal exposição.

"Bem... O que dizer da construção e da desconstrução da imagem? O que é real ou não é? É isso que aborda a obra dessa mulher genial, a qual conseguiu mexer com a minha sensibilidade desde que eu pus os meus pés naquele museu (o Santander Cultural). Combinação de cores, sons, movimentos, perspectivas e composição me fizeram sentir uma mescla de medo e inexistância. E naquele exato instante me veio o questionamento na cabeça de quem eu seria, e o que era eu em meio a tanta grandeza. Fiquei até um pouco com medo, por causa das sinistras combinações de sons e imagens. Cores, temas, proposições. Tudo! Tudo ali comecou a me assustar, e eu me senti imediatamente tentada a sair daquele lugar. Tudo ali me soou repulsivo, aquelas imagens cada vez mais entravam em meus olhos, na minha cabeça. Aquela imensidão de vazio no meu peito proporcionada por aquele vasto espaço do museu.
Quando fui observar uma obra gigantesca (acho que tinha 12 metros de altura) sobre impressões em tinta das partes do corpo da propria artista. Me virei repentinamente para olhar, senti vertigem...
Podem me chamar de louca, mas senti uma coisa muito estranha naquele museu. Uma experiência que nunca havia tido na minha vida. Um tipo de sensibilidade que eu nao saberia explicar..."

Com relação à imagem, ela é aquela que aparecia logo na entrada no museu, dentro de um aquário com ruídos de movimento de água (isso na época da exposição, em junho de 2007).

Para quem ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Vera Chaves Barcellos:
Na exposição vista por mim no Santander, aqui está o site: http://www.artewebbrasil.com.br/verachavesbarcellos/verachaves.htm
A respeito da sua fundação: http://www.fvcb.com/

  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

0 comentários:

Postar um comentário

Serão aceitos somente comentários inerentes aos posts. Arte e somente Arte!

 
Copyright 2010 Arte comentada | Powered by Blogger.