Pages

segunda-feira, março 09, 2009

Gauguin e Van Gogh, a amizade que acaba em tragédia

Como resolvi deixar o melhor para o final, resolvi aqui incluir nestes dois últimos posts (marcados como pós-Impressionismo) dois artistas que considero "o marco" para esse período, que foi o final do século XIX, no Pós-Impressionismo.
Pensei duas vezes antes de escrevê-los, de tanta que foi a influência destes dois artistas em toda a História das Artes Visuais.
O primeiro nasceu em 1848, e morreu em 1903, de sífilis (aos 56 anos), nas Ilhas Marquesas. Seu nome? Paul Gauguin! Por que foi importante? Ele foi o artista que "fugiu" dos motivos clássicos europeus de pintura na época. Ficou conhecido principalmente por causa das cores puras e chapadas presente em seus quadros, e pela exoticidade presente neles. Como passou boa parte de sua vida no Taiti, essa influência é bem visível em sua arte. O misticismo, a cultura taitiana é uma coisa que chamou a atenção da elite artística européia, já que era uma coisa realmente diferente. Abaixo, "Mulheres taitianas com flores de manga", de 1899.
Vincent Van Gogh, nascido em 1853 e morto em 1890, é um dos artistas mais influentes atualmente. Van Gogh é tão conhecido quanto um Picasso ou um Da Vinci atualmente. O que ele pregava? Sentimento e cor devem andar de mãos dadas! Sua pintura era caracterizada por pinceladas curtas e cores vibrantes. Abaixo, o quadro "Noite Estrelada", de 1889.


Van Gogh era um homem apaixonado pela arte, tanto que produziu muitos quadros, até no fim de sua vida. Era inquieto, sofrido, e mal compreendido pelas pessoas que o cercavam.
Sim, e por que eu resolvi pô-los juntos em um mesmo post? Van Gogh e Gauguin foram amigos! E passaram a conviver juntos em 1888, com uma proposta de Van Gogh a Gauguin, para que ele viesse pintar com ele. Os dois viveram juntos por um tempo, dividiam as tarefas da casa. Enfim... Eram excelentes amigos e iam até aos bordéis juntos.
Até que o Van Gogh se incomodou com o Gauguin, por este tê-lo pintado louco, e Van Gogh, em meio a um dos seus ataques de fúria (Van Gogh era uma pessoa muito temperamental), bateu em Gauguin, causando a partida deste para bem longe.
Os dois contribuíram muito pra História da Arte, e a sua vida e obra é uma coisa bem interessante, já que esses dois eram pessoas que não tinham medo de arriscar. A única coisa que acabou mal foi o fato de Van Gogh suicuidar-se tempos depois da partida do mestre (era assim que ele considerava Gauguin).
É bom lembrar que Van Gogh foi o percursor do Expressionismo e Gauguin do Primitivismo.

Bibliografia:
STRICKLAND, Carol; Arte Comentada: da Pré-História ao Pós-Moderno; Editora Ediouro; 1999.
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

0 comentários:

Postar um comentário

Serão aceitos somente comentários inerentes aos posts. Arte e somente Arte!

 
Copyright 2010 Arte comentada | Powered by Blogger.