Pages

quinta-feira, maio 14, 2009

O gaúcho Mauro Fuke

Por que falar de Mauro Fuke (Porto Alegre, 1961)?
Bem, mais uma vez digo que a vontade de falar desse tão interessante e intrigante artista foi mais uma vez das aulas de Oficina de Escultura, onde a Profª Roseli nos apresenta diferentes nomes da escultura, e quando eu os acho extremamente interessantes, eu os trago ao blog, não somente com o que foi dito nas aulas, mas também com uma pesquisa extra, diria.
Vários nomes sempre são dados, mas Mauro Fuke foi um que me atraiu pelas suas obras tão cheias de "conexões".


O mais interessante nos seus trabalhos é a utilização de computadores para elaborar o modelo que será representado em modelo real nas exposições. Diria até que o seu trabalho é mais direcionado ao design. Eu estava vendo o seu site (presente nas referências), e me interessei mais ainda quando observei as estruturas que ele formava no computador (depois passando-as para a realidade, é claro).


Quanto ao caráter de sua obra, segundo Bohns (2002), são esculturas com articulações, como organismos que se abrem e se fecham, e que podem ser mostrados em diferentes estágios, surgiram precocemente na sua carreira. Lembrando que o caráter da obra de Fuke é predominantemente abstrato e geométrico. Mas é justamente interessante observar a maneira como ele "jogou" com esse abstrato, vendo as suas obras parecerem um conjunto de peças que se encaixam. E não deixa de ser isso mesmo, é claro.



Ele se usa da interação da obra e do público. Quem nunca teve um kinder ovo? Suas obras se assemelham muito a aqueles brinquedinhos que há no interior deles. Portanto, sentimos uma vontade enorme de ir até elas e remexê-las, como verdadeiros brinquedos.



As obras que eu observei nas aulas de Escultura eram de obras feitas em madeira, apesar de ele ter trabalhado já com metal, na Bienal do Mercosul de 1999.



A respeito de suas influências, Fuke é um artista que se espelhou nos modelos minimalistas norte-americanos, quem se interessar pode se informar a respeito deles no site presente na bibliografia direcionado aos minimalistas.


Achei muito interessante também quando li que ele era o artista e o artesão, ou seja, ele é responsável por todo o processo de construção de sua obra. Muitas pessoas podem não saber, mas o artista nem sempre é responsável pelo meio de produção da obra. Às vezes ele simplesmente encomenda de um artesão, que fica com o trabalho. A ideia é do artista, portanto, ele quem leva crédito no final das contas. De acordo com Bohns (2002),

O controle extremo de todas as fases da produção da o
bra fazem ver um artista-construtor por excelência, preocupado com questões de acabamento e de qualidade material das obras produzidas, coisa bastante rara no universo artístico atual.

E de acordo com ele mesmo em seu blogspot (que foi da onde tirei as ilustrações de suas obras):

"Eu vivo e trabalho em Eldorado do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. A utilização de conceitos matemáticos e softwares de modelagem tridimensional, em oposição à utilização de madeira em formas orgânicas, tem caracterizado a minha produção artística.
'Você deve criar o seu underground porque agora não há mais underground, não mais de vanguarda, não mais marginalidade. Você pode criar seu underground, o seu próprio buraco negro, a sua própria singularidade.'

- Jean Baudrillard, Diferença e Singularidade"

Obs: Essa é uma tradução do site do Inglês para o Português


Mauro Fuke é um artista contemporâneo que se utiliza de meios contemporâneos para a execução dos seus trabalhos. Espero um dia ter o prazer de acompanhar o seu trabalho mais de perto.

Referências:

http://mauro-fuke.blogspot.com/

http://www.brasilescola.com/artes/minimalismo.htm

http://www.margs.rs.gov.br/ndpa_sele_mariofuke.php

Sites interessantes:

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/default.php?reg=73361&p_secao=3&di=2007-04-25
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

1 comentários:

Felipe R. Contri Paz disse...

Kinder ovo! Ta ai uma das invenções, de certa maneira artisticas, que não existem mais para o público (ou nao da mesma maneira), e que felizment podemos ver nessas obras de Fuke, sneod o bacana das obras dele, os modelos de interação.
Muito bem escrito, gostei bastante!

Postar um comentário

Serão aceitos somente comentários inerentes aos posts. Arte e somente Arte!

 
Copyright 2010 Arte comentada | Powered by Blogger.