Pages

quinta-feira, abril 26, 2012

Animações e Música Clássica

Pois venho com essa postagem na cabeça desde a semana passada, catando alguns vídeos no Youtube que servissem para ilustrar a postagem que eu queria formular.

A ideia veio de um filme que descobri da Disney, chamado Fantasia, datado de 1940. Lembrava de nome, e como sempre fui uma espectadora assídua das animações nos anos 1990, estranhei que nunca tivesse visto essa em especial.
Devo admitir que eles eram gênios em matéria de animação, mesmo com poucos recursos que se tinha na época. Os cenários, a luminosidade, e efeitos... Tudo era feito a mão! Sem essa facilidade gráfica com que se fazem as animações atualmente.
Pretendo desfiar as animações futuramente, mas desta vez, me contentarei em apenas fazer uma análise rápida e divulgar acerca das animações combinadas com a música clássica, que nos introduzem uma experiência estética incrível! Simplesmente não temos palavras para definir, já que a audição e visão combinadas nos trazem sensações interessantes.
Abaixo, separei algumas animações pelas quais me apaixonei, do próprio filme "Fantasia".

1) Claire De Lune - Debussy



2) Valsa das Flores - Tchaikovsky



3) Quebra-nozes (Valsa das Flores também) - Tchaikovsky


Sou um pouco suspeita para falar, já que simplesmente AMO música clássica.
Estranhei quando li em alguns artigos espalhados pela rede que "Fantasia" não fez sucesso em sua época, especialmente por não ter como público-alvo as crianças. Certamente não é uma animação para o público infantil, exatamente pelo ritmo lento e cenas pesadas para os pequenos, especialmente a animação que trata do "Monte Calvo" (abaixo).



Algumas delas dão sensação de desconforto, como os quadros do Salvador Dalí, que inclusive teve uma animação em 2003, intitulada "Destino", feita pelos próprios Estúdios Disney. Abaixo para quem quiser conferir.


Foi fruindo dessas animações que acabei me lembrando de um vídeo que vi faz alguns anos, sobre uma versão animada do Danúbio Azul, do grande mestre Johann Strauss. Felizmente, também a encontrei no Youtube. Abaixo para quem quiser conferir. Ela data de 1939, e é da MGM.


Quem quiser comentar e divulgar mais alguma coisa sobre os dois elementos: música com animações, sinta-se à vontade para comentar. Em outra postagem, pretendo colocar alguns videoclipes de bandas ou grupos musicais que levam em conta a animação. Certamente, não faltará pano para manga.
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

0 comentários:

Postar um comentário

Serão aceitos somente comentários inerentes aos posts. Arte e somente Arte!

 
Copyright 2010 Arte comentada | Powered by Blogger.