Pages

sexta-feira, janeiro 28, 2011

Agata Olek: do artesanato para a arte


Conforme havia prometido em um post bem antigo, mais precisamente há um ano, vou falar de uma artista que tem uma ligação muito íntima com o Artesanato (especificamente o crochê) e a Arte de uma maneira conceitual, o que a torna uma notável artista contemporânea. No post anterior, onde falei de Arte, Artesanato e Romero Britto, prometi que traria algo relacionado ao artesanato só que com teor artístico.


Não vemos muitos sites falando a respeito do seu trabalho, então as informações que trago são diretamente dos sites da própria artista, que expõe mais a sua obra e trajetória do que sua biografia de uma maneira geral.
Graduou-se em 1997 como Bacharel em Estudos Culturais, na Universidade Adam Mickiewicz, em Poznan, na Polônia.
Apesar disso, só ganhou espaço nos Estados Unidos em 2003, onde expôs seus trabalhos esculturais através das suas "capas" de crochê em Nova Iorque. Claro que o seu trabalho também inclui outras técnicas de artesanato, mas o crochê é a principal.
Suas obras se dividem em: esculturas, instalações, "infláveis" e trajes.

Esculturas:

De caráter lúdico e com um caráter inovador quanto à técnica, elas são mais expostas em lugares ditos cotidianos do que em galerias. É aquele conceito de inserir um objeto artístico em um local de circulação cotidiana, por mais que seja inusitada, como é o caso do carro e do boneco no campo, ou um refeitório, como é o caso do cubo. Uma coisa é certa: esses trabalhos não têm como passar despercebidos onde quer que estejam.











Instalações:

Nada mais é do que as suas esculturas e outros adereços expostas em um determinado espaço, tornando-o a sua própria instalação.



   

 













Infláveis:

Como eu havia dito, seus trabalhos têm um caráter lúdico, e essas obras são referência a isso. Vou chutar porque não tenho certeza, mas creio que são feitos com plastico, bexigas, e canutilhos e miçangas. Notem que alguns de seus trabalhos tem pessoas de verdade o preenchendo, como se estivessem vestindo um parangolé (no caso, o ato de "vestir" uma obra de Arte), embora não seja muito fã dos ditos "parangolés".






Trajes:

Mesmo não sendo uma obra de Arte em si, já que os trajes que ela fez foram encomendados, pelo que consta. Mas ainda assim vou divulgar, porque é parte do seu trabalho como artista.








Referências:

  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

0 comentários:

Postar um comentário

Serão aceitos somente comentários inerentes aos posts. Arte e somente Arte!

 
Copyright 2010 Arte comentada | Powered by Blogger.