Pages

terça-feira, janeiro 25, 2011

Vik Muniz e Banksy na disputa pelo Oscar de melhor documentário

Vocês não imaginam o quanto eu, no meu momento de ócio, estava navegando pelo twitter, e vejo o nome do Vik Muniz nos Trending Topics.
Como é raro aparecer alguma coisa realmente produtiva, tratei de averiguar do porquê do seu nome estar ali, já que o comum é estar ali alguma coisa do BBB ou qualquer fato idiota digno de cultura inútil.

Até que descobri que há dois documentários de grandes artistas que admiro muito, e que se tu pesquisares, encontrarás artigos sobre eles neste blog mesmo.
Não sei se levam... Mas estou torcendo para que qualquer um deles ganhe, já que tenho muita admiração pelo trabalho contemporâneo que realizam.
Banksy pelo seu talento com estêncil nas ruas da Inglaterra, sempre provocando o questionamento e causando polêmica. Inclusive o governo inglês proíbe que apaguem qualquer trabalho de Banksy nos muros.

Vik atenta mais para a questão dos lixões, fotografando pessoas que trabalham no Jardim Gramacho (maior aterro sanitário da América Latina) na cidade do Rio de Janeiro, e executando os seus trabalhos pictóricos típicos (o artigo anterior a este entra em mais detalhes sobre isso) com sucata, retratando as mesmas pessoas que trabalham nesses aterros. Exatamente como fizera com as imagens em que retratava em açúcar sobre um tecido preto crianças filhas de operários que trabalhavam nas canas. Diz ele que o dinheiro arrecadado com a venda das fotografias será convertido para ajudar aquelas pessoas em situação de miséria extrema.

Agora é torcer. E enquanto eu não acho os documentários completos, vou repassar os trailers.

Lixo Extraordinário - Vik Muniz



Exit Through the Gift Shop (Saída através da Loja de Presentes): Banksy


  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

2 comentários:

Rui Carvalho disse...

Eu como um apaixonado por arte gostei de visitar o seu blog....

A-line disse...

Muito obrigada mesmo! ^^

Postar um comentário

Serão aceitos somente comentários inerentes aos posts. Arte e somente Arte!

 
Copyright 2010 Arte comentada | Powered by Blogger.