Pages

segunda-feira, janeiro 17, 2011

Marina Abramovic - A "avó" da Arte Performática

Realmente devo admitir que não sou muito fã de Arte Performática. Tudo isso é uma questão de gosto, creio eu, assim como há pessoas que gostam de coisas ou não. Sinceramente, penso que para você conseguir adentrar no significado da Arte, especialmente ela performática, seja por Lygia Clark ou Hélio Oiticica, você tem que ter um pensamento desprendido e com congnições diferenciadas das pessoas que possuem os pés mais no chão, como eu. Isso é apenas uma opinião pessoal.
Mas eu realmente tive que abrir a minha guarda para esta grande artista contemporânea nascida em Belgrado - Sérvia (antiga Iugoslávia) que com certeza mexeu muito com o significado de toda a arte. E que rendeu um trabalho meu ao final da faculdade, inspirado no trabalho dela com Arte Performática.
Marina Abramovic é uma alma diferenciada, sem dúvida, e é praticamente impossível não nos chocarmos ao assistirmos às suas performances que beiram a insanidade ou a morbidez.
Ela tem total desprendimento pelo próprio corpo, não se importando em machucá-lo ou exibi-lo nu se for em nome de sua arte.
Vou mostrar algumas performances de sua autoria, para que vocês entendam o que estou querendo dizer.

Esta acima chama-se "Rythm 10", original de 1973. Esta versão que apresento é uma versão do DVD que fala a respeito da sua Arte, chamado "The Star", filmando em 1999. Vejam e tirem suas conclusões sobre os comentários que fiz anteriormente.



Essa performance é a minha preferida de Marina Abramovic, chamada "Art must be beautiful", que significa em inglês, para quem não sabe "Arte deve ser bonita", onde ela repete em um transe de insanidade constante as frases "Art must be beautiful. The artist must be beautiful."


Essa é outra performance interessante, chamada "How we in balkans kill the rats" (Como nós em balcãs matamos ratos), um trabalho sem dúvida autobiográfico, a respeito de suas memórias. Para quem não entender o que ela disse, abaixo encontra-se toda a tradução e explicação do "método" de transformar ratos em lobos.
Eu gostaria de contar a vocês uma história de como nós nos Balcãs matamos ratos. Nós temos um metódo de transformar um rato em um lobo, nós fazemos um lobo-rato. Mas antes de eu explicar este metódo, eu gostaria de contar a vocês sobre os ratos em especial. Primeiro de tudo, ratos consomem uma vasta quantidade de comida, algumas vezes o dobro do peso deles próprios. Seus dentes frontais nunca param de crescer e eles tem que estarem abaixados constantemente por causa do risco de sufocamento. Ratos cuidam bem de seus familiares. Eles nunca param de matar ou comer os membros de sua própria família. Eles são extremamente inteligentes. Einsten uma vez disse: "Se um rato fosse 20 quilos mais pesado, seria definitivamente o dominador do mundo." Se você colocar um prato de comida e veneno na frente de um buraco, o rato irá senti-lo e não comer. Para capturar os ratos você tem que colocar todos os seus buracos com comida, deixando apenas um aberto. Deste jeito você pode pegar 35 ou 45 ratos. Você tem que ter certeza  que você escolheu somente machos. Você os coloca em uma jaula e dá a eles somente água para beber. Depois de um tempo, eles começam a ficar com fome, seus dentes frontais começam a crescer, e mesmo assim, normalmente, eles não irão matar os membros da sua própria tribo, mas desde que eles corram riscos de sufocamento, eles são forçados a matar o mais fraco na jaula. E então, outro fraco, outro fraco, e outro fraco. Eles fazem isso até o último rato mais forte e superior deles é deixado na jaula. Agora o capturador de ratos continua a dar água para o rato. Este tempo é muito importante. Os dentes do rato continuam a crescer. Quando o capturador de ratos vê isso há somente uma meia hora antes do rato sufocar. Ele abre a jaula, pega a s faca, remove os olhos do rato e deixa ele ir. Agora o rato está nervoso, alterado e em pânico. Ele se depara com a própria morte e corre até o buraco e mata cada rato que vem ao seu caminho. Até ele vir até o rato mais forte e superior a ele. Este rato o mata. É assim que nós fazemos o rato-lobo nos Balcãs.


Tem mais alguns trabalhos via youtube, mas como eu não tenho certeza se este provedor de blog aceitaria - no caso em algumas que Marina risca, com uma faca, o próprio ventre em forma de pentagrama. Eu indico procurar no youtube. Mas a minha intenção era mostrar a natureza do trabalho desta grande artista, que, literalmente, dá o seu sangue pela Arte.

  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

0 comentários:

Postar um comentário

Serão aceitos somente comentários inerentes aos posts. Arte e somente Arte!

 
Copyright 2010 Arte comentada | Powered by Blogger.