Como considero importante atualizar o blog trazendo novas perspectivas de Arte, e disponibilizando links de Download sobre filmes de Arte interessantes, mais uma vez estou atualizando, desta vez para falar do longa "O Sorriso de Monalisa", de 2003, estrelado por Júlia Roberts e Kirsten Dunst.
A sinopse encontra-se abaixo, extraída do Wikipedia:
Recria a atmosfera e os costumes do início da década de 1950. Conta a história de uma professora de arte que, educada na liberal Universidade de Berkeley, na Califórnia, enfrenta uma escola feminina, tradicionalista – Wellesley College, onde as melhores e mais brilhantes jovens mulheres dos Estados Unidos recebem uma dispendiosa educação para se transformarem em cultas esposas e responsáveis mães. No filme, a professora irá tentar abrir a mente de suas alunas para um pensamento liberal, enfrentando a administração da escola e as próprias garotas.Comentários:
É um filme sem dúvida que vale a pena ver para quem curte uma boa comédia romântica, em um final de semana, sozinho ou acompanhado.
Não é um filme biográfico ou para quem quer estudar sobre arte, mas mostra bem o universo dos anos 1950 nos Estados Unidos. A Arte serve apenas como um pano de fundo para o desenrolar da história, que se concentra na Professora Katherine Watson (Julia Roberts) e em suas alunas, que estão estudando para serem boas esposas e donas de casa - leia-se "amélias".
As alunas são os pilares do filme juntamente com a professora Katherine:
Betty Warren (Kirsten Dunst):
A mais "certinha", que quer posar de boa esposa, influenciada pela mãe, é Betty Warren, que é uma pessoa que vive de aparências, e não tem muitos sentimentos com relação aos outros.
Gisele Levy (Maggie Gyllenhaal) :
Representa o lado oposto da amiga Betty Warren, mostrando-se uma mulher independente (avançada demais para a época) que quer apenas curtir e as coisas boas que ela dá.
Joan Brandwyn (Julia Stiles):
É a mais centrada das quatro amigas. Seu sonho sempre foi ser advogada, mas isso bate de frente com o seu sonho em ser uma boa esposa e ter uma família.
Connie Baker (Ginnifer Goodwin):
É considerada a "gordinha" do grupo, a que tem mais problemas de auto-estima, e pensa que nenhum rapaz vai se interessar por ela.
A professora quer que suas alunas sigam suas vidas de forma independente, com um olhar com certeza avançado para a época em que se encontra. Tanto é que é questionada várias vezes durante o filme sobre por que nunca se casou, rendendo comentários maldosos das próprias alunas e do corpo docente da escola tradicional na qual leciona.
Há alguns furos no filme, como o fato da Instituição Welleslley College (verídica) permitir que suas aulas estudassem Arte Moderna, ao contrário do que é apresentado no filme, onde a professora Katherine encontra problemas ao mostrar o mundo contemporâneo.
A minha sincera opinião é que é um filme que não pode ser visto a sério. Não que não seja um filme bom, mas a Arte não é tratada como ponto principal, e sim pano de fundo para a história dessas 5 mulheres. Nada de errado com isso também.
Ele tem pontos excelentes como a caracterização das personagens, os ambientes, a visão tradicional e machista da mulher nos anos 1950.
Outro ponto interessante é a visita das garotas a um galpão, onde a professora lhes apresenta obras do famoso pintor Jackson Pollock, que estava fazendo muito sucesso naquela época. O filme se passa em anos antes de sua morte, em 1956.
Como eu falei, é uma comédia romântica. Mas quem curte comédia romântica e Arte, tenho certeza de que vai gostar.
O Download encontra-se abaixo, dividido em 7 partes, que devem ser unidas pelo programa HJSplit. Como está dublado, obviamente não há legendas para baixar.
Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4 - Parte 5 - Parte 6 - Parte 7
Qualquer problema no download, é só me comunicar via comentário que eu vou resolver o problema.
2 comentários:
Olá! Somente os links 6 e 7 estão ativos.
Olá, Cristiano! Problema corrigido. Realmente os links estavam quebrados.
Abraço!
Postar um comentário
Serão aceitos somente comentários inerentes aos posts. Arte e somente Arte!