Pages

terça-feira, janeiro 11, 2011

O Sorriso de Monalisa (2003) - Download .avi Dublado

Sei que faz muito tempo que não atualizo o blog por estar na correria do tcc, relatórios de estágio, questões da formatura, minha mudança pra Porto Alegre. Só pude sentar agora para atualizar este blog que está entregue às moscas, desde outubro do ano passado sem atualização.
Como considero importante atualizar o blog trazendo novas perspectivas de Arte, e disponibilizando links de Download sobre filmes de Arte interessantes, mais uma vez estou atualizando, desta vez para falar do longa "O Sorriso de Monalisa", de 2003, estrelado por Júlia Roberts e Kirsten Dunst.




A sinopse encontra-se abaixo, extraída do Wikipedia:
Recria a atmosfera e os costumes do início da década de 1950. Conta a história de uma professora de arte que, educada na liberal Universidade de Berkeley, na Califórnia, enfrenta uma escola feminina, tradicionalista – Wellesley College, onde as melhores e mais brilhantes jovens mulheres dos Estados Unidos recebem uma dispendiosa educação para se transformarem em cultas esposas e responsáveis mães. No filme, a professora irá tentar abrir a mente de suas alunas para um pensamento liberal, enfrentando a administração da escola e as próprias garotas.

Comentários:

É um filme sem dúvida que vale a pena ver para quem curte uma boa comédia romântica, em um final de semana, sozinho ou acompanhado.
Não é um filme biográfico ou para quem quer estudar sobre arte, mas mostra bem o universo dos anos 1950 nos Estados Unidos. A Arte serve apenas como um pano de fundo para o desenrolar da história, que se concentra na Professora Katherine Watson (Julia Roberts) e em suas alunas, que estão estudando para serem boas esposas e donas de casa - leia-se "amélias".
As alunas são os pilares do filme juntamente com a professora Katherine:

Betty Warren (Kirsten Dunst):
A mais "certinha", que quer posar de boa esposa, influenciada pela mãe, é Betty Warren, que é uma pessoa que vive de aparências, e não tem muitos sentimentos com relação aos outros.

Gisele Levy (Maggie Gyllenhaal) :
Representa o lado oposto da amiga Betty Warren, mostrando-se uma mulher independente (avançada demais para a época) que quer apenas curtir e as coisas boas que ela dá.

Joan Brandwyn (Julia Stiles):
É a mais centrada das quatro amigas. Seu sonho sempre foi ser advogada, mas isso bate de frente com o seu sonho em ser uma boa esposa e ter uma família.

Connie Baker (Ginnifer Goodwin):
É considerada a "gordinha" do grupo, a que tem mais problemas de auto-estima, e pensa que nenhum rapaz vai se interessar por ela.

A professora quer que suas alunas sigam suas vidas de forma independente, com um olhar com certeza avançado para a época em que se encontra. Tanto é que é questionada várias vezes durante o filme sobre por que nunca se casou, rendendo comentários maldosos das próprias alunas e do corpo docente da escola tradicional na qual leciona.

Há alguns furos no filme, como o fato da Instituição Welleslley College (verídica) permitir que suas aulas estudassem Arte Moderna, ao contrário do que é apresentado no filme, onde a professora Katherine encontra problemas ao mostrar o mundo contemporâneo.

A minha sincera opinião é que é um filme que não pode ser visto a sério. Não que não seja um filme bom, mas a Arte não é tratada como ponto principal, e sim pano de fundo para a história dessas 5 mulheres. Nada de errado com isso também.
Ele tem pontos excelentes como a caracterização das personagens, os ambientes, a visão tradicional e machista da mulher nos anos 1950.
Outro ponto interessante é a visita das garotas a um galpão, onde a professora lhes apresenta obras do famoso pintor Jackson Pollock, que estava fazendo muito sucesso naquela época. O filme se passa em anos antes de sua morte, em 1956.

Como eu falei, é uma comédia romântica. Mas quem curte comédia romântica e Arte, tenho certeza de que vai gostar.

O Download encontra-se abaixo, dividido em 7 partes, que devem ser unidas pelo programa HJSplit. Como está dublado, obviamente não há legendas para baixar.

Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4 - Parte 5 - Parte 6 - Parte 7

Qualquer problema no download, é só me comunicar via comentário que eu vou resolver o problema.
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

2 comentários:

Cristiano disse...

Olá! Somente os links 6 e 7 estão ativos.

A-line disse...

Olá, Cristiano! Problema corrigido. Realmente os links estavam quebrados.

Abraço!

Postar um comentário

Serão aceitos somente comentários inerentes aos posts. Arte e somente Arte!

 
Copyright 2010 Arte comentada | Powered by Blogger.