Pages

terça-feira, junho 02, 2009

Arte indiana

Primeiramente, antes de mais nada, gostaria de comentar a respeito do tema que irei tratar neste post. Só para dar um enfoque diferenciado e não copiar o que outros sites já informam, eu gostaria de debater acerca da importância da História da Arte (neste caso, é a História da Arte com enfoque na Índia) no ensino das Artes Visuais.

Sempre costumamos ver na escola um ensino focado em história da arte europeia, isso quando ele é dado corretamente. Até na faculdade, estudamos os grandes artistas, como os ícones Rafael, Da Vinci, Van Gogh e Picasso. Mas infelizmente não vemos na faculdade (e se vemos, é muito por cima) o que se fez na Ásia, na África, e até mesmo aqui nas Américas. Esquecemos que existe uma cultura fora da Europa. Que a gente quando estuda, começa pela Idade da Pedra, depois passa para a Mesopotâmia, logo o Egito, a Grécia, Roma... E por aí vai! Até parece que só existiu Arte nesses locais em determinadas épocas, sendo que outros países, outras culturas, também produziram Arte!
E é realmente um pecado que isso não venha a ser mostrado na escola, e mais ainda na faculdade, já que essa mesma Arte que desconsideramos por não fazer parte da nossa cultura pode ter sido aquela que influenciou diretamente a mesma cultura que estudamos hoje como alunos de Artes.
Agora, vamos ao tema que quero aqui tratar no meu post. Quero falar a respeito de Arte Indiana. Mas por que? Por causa da novela "Caminhos das Índias"? Não, eu quero falar da Índia porque é uma civilização milenar que merece a consideração por ter influenciado grande parte das culturas ditas ocidentais. A Índia já tem resquícios de sua cultura desde o terceiro milênio A.C., portanto pode ser considerada uma das culturas mais antigas do mundo, ressaltando o fato de que a sua arte se relaciona diretamente com o Hinduísmo e o Budismo, que são religiões que tiveram a sua origem na Índia. Para quem se interessar em buscar um site que fale sobre as origens da civilização indiana disponibilizo o wikipedia que trata disso com mais detalhes, já que aqui vou me deter somente a analisar a arte de uma maneira geral. A quem procura sobre as origens históricas da Índia, aconselho este site.

A arte indiana manifestada na arquitetura, na escultura, na pintura, na joalheria, na cerâmica, nos metais e nos tecidos estendeu-se por todo o Oriente com a difusão do budismo e do hinduísmo e exerceu uma grande influência sobre as artes da China, do Japão, da Birmânia, da Tailândia, do Camboja e de Java. As duas religiões, com suas ramificações, predominaram na Índia até que o islamismo tomou força entre os séculos XIII e XVIII. A religião muçulmana proíbe a representação da figura humana nos contextos religiosos, motivo pelo qual a decoração passou a representar motivos geométricos. ( História do Mundo -© Copyright Portal BrasilEscola.com )



Ou seja, temos mais um indício, segundo esta citação, de que a Índia influenciou e muito os países do Sudeste Asiático. É uma arte sem dúvida sensual, voluptuosa, colorida, cheia de curvas, e de adornos, e que pode ser considerada completamente estilizada. Claro que ela tem toda uma relação com a religiosidade (como eu já havia dito) e com a questão do sensual, tanto é que encontramos inclusive algumas ilustrações do famoso kama sutra.


Por falar em kama sutra, há as famosas esculturas Khajuraho, que mostram pessoas nas mais exóticas cenas de sexo. Esses templos não mostram somente as cenas de sexo, já que elas ficam nas paredes externas dos templos, significando que a pessoa deveria deixar os seus desejos sexuais do lado de fora dos templos. Não consegui encontrar muitas fotos sem ser a respeito dos casais fazendo sexo.








Uma coisa que observamos muito em suas obras é que os indianos retratam divindades como figuras humanas. Mas com a chegada do Islamismo na Índia, a retratação dessa divindade deu lugar a uma arte mais geométrica, já que o Islamismo proíbe representações humanas de divindades. Isso ocorreu entre os séculos XIII e XVIII. O exemplo abaixo mostra bem isso, apesar de ser uma obra marroquina (fonte: http://br.olhares.com/arte_islamica_2_foto1684923.html ).




Mas o mais interessante no final das contas, é ver o quanto as obras indianas podem ser ilustrativas, ou seja, narrarem certos acontecimentos. O exemplo abaixo, fala a respeito de "Shukadev Ji narrando o Bhagavata Purana para o rei Parikshit", que é uma conversa sobre carma e salvação, ou seja, mais um fator que mostra o Hinduísmo e a religiosidade indiana. Tirei essa imagem de um site em inglês, presente nas referências. E para quem quiser conferir mais obras religiosas indianas, indico que olhe as figuras deste site.



E na escultura, temos a figura de Buda, que perdurou até o período Gupta (ano 320 D.C. a 600 D.C.).


Por isso que é importante conferirmos o que as outras culturas tem a dizer da Arte, já que assim podemos reeducar o nosso olhar e ampliar a nossa visão de mundo. A arte indiana deveria ser abordada não somente por se passar uma novela que faz essa cultura ficar em alta. É uma pena que não se pense nesse cultura realmente, assim como não se pensa a cultura chinesa, a cultura africana (esta vista com mais preconceito do que as outras, por sinal).

Só para deixar claro que este post foi apenas um apanhado de coisas que eu consegui pesquisar acerca da cultura indiana, já que falar de uma arte tão complexa exige uma pesquisa mais detalhada, e infelizmente eu ainda não tenho condições de elaborar algo digno de aprofundamento.

Referências:

http://www.historiadomundo.com.br/indiana/arte-e-arquitetura-indiana/

http://www.exoticindiaart.com/article/ajamila/

http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo

1 comentários:

Felipe R. Contri Paz disse...

Em primeiro lugar, realmente é um tema amplo.
Na faculdade de História vemos muito mais a parte política que artística da India, e sinceramente é a que eu prefiro.
Por ser uma arte muito colorida, ganha importancia, embora seja limitada quanto aos temas, ficando sempre as voltas com o Kama Sutra na pintura, e caindo no senso comum das pessoas que adoram relacionar apenas com sexo, sendo que na verdade é um espécie de terapia que tem o sexo como parte integrante, atécom pouca participação.
A arte do islã veio a contribuir, assim como na Penisula Iberica, onde os Mouros ficariam até 1492. Na India as invasões do islã vinham desde o século VII, primeiramente com os arábes, logo um século depois com os ghaznavidas e na sequencia com os Turcos-Otomanos, estes praticamente os lapidadores da arte Indiana.O auge da arte da India, alguns dizem ser durante o periodo Gupta, outros como eu afirmam ser dos anos 1600 pra cima, com os Turcos. Meu Argumento?
Taj Mahal!!!
Muito bom o texto!

Postar um comentário

Serão aceitos somente comentários inerentes aos posts. Arte e somente Arte!

 
Copyright 2010 Arte comentada | Powered by Blogger.